Quem Somos

O Complexo Eólico de Osório é formado por um conjunto de quatro sociedades de propósito específico destinadas à geração de energia eólica. Integram este grupo as sociedades Ventos do Sul Energia, Ventos do Litoral Energia, Ventos da Lagoa Energia e Ventos dos Índios Energia. Todas as sociedades são controladas por Enerfin Enervento Exterior possuindo ainda a participação acionária de 10% do capital da CEEE-GT e da Wobben Windpower (fabricante dos aerogeradores), respectivamente.

O Grupo ELECNOR é um dos principais grupos independentes da Espanha focado no desenvolvimento e gestão integral de projetos nas áreas de geração de energia, eletricidade, instalações, gás, telecomunicações, ferrovias, meio ambiente, água, operação e manutenção e construção.

No Brasil, através das suas filiais Elecnor do Brasil, Elecnor Concessões Brasil e Enerfin do Brasil Sociedade de Energia, o Grupo atua no setor elétrico destacando-se na construção e operação de linhas de transmissão de energia elétrica, na construção e operação de parques eólicos, infraestruturas de telecomunicações, tecnologia da informação e no transporte e distribuição de gás natural.

A empresa espanhola ENERFÍN SOCIEDAD DE ENERGIA, S.L, matriz da Enerfin do Brasil Sociedade de Energia do Brasil, que pertence na sua totalidade ao Grupo ELECNOR, dá suporte ao desenvolvimento dos projetos eólicos do Grupo. A atividade da ENERFÍN SOCIEDAD DE ENERGIA é a promoção, financiamento, construção e exploração de toda classe de projetos, especificamente de geração de energia elétrica. Atualmente, esta empresa conta com vários parques eólicos em funcionamento na Espanha, Canadá e Brasil assim como também desenvolve novos projetos em outros países latino-americanos e na oceania oferecendo suporte às suas filiais repassando conhecimento e experiência no desenvolvimento e na exploração de parques eólicos.

A Enerfin ocupa uma posição importante no cenário de geração eólica brasileiro, tendo atingido 375,4 MW de capacidade instalada em operação, ao final de 2014, com a entrada em operação comercial dos Parques Eólicos dos Índios 2 e 3.

Entre os seus valores, destaca-se o compromisso com a criatividade e inovação assim como a preocupação arquitetônica das suas instalações integradas à paisagem, algo que reforça a vocação de longo prazo da empresa e sua integração socioambiental em harmonia com as atividades rurais que são desenvolvidas na área dos seus parques eólicos há mais de um século.

Este conjunto de ações expressa iniciativas concretas em direção a sustentabilidade e cria valor para a sociedade e para a região, muito bem representadas no exemplo do Complexo Eólico de Osório.

A política e o compromisso social do Grupo Elecnor objetiva favorecer as comunidades do entorno dos projetos com investimentos em projetos sociais, que auxiliem na criação de oportunidades de geração de emprego e renda. Este processo é feito através de investimentos em educação e formação de recursos humanos, com a capacitação e a qualificação da mão-de-obra e mobilização dos sistemas de conhecimentos locais.