Arquitetura e Arte

A criatividade, a inovação e a arquitetura das instalações são valores que reforçam a vocação de longo prazo nos empreendimentos da ENERFIN, aproximando-a da comunidade e propiciando harmonia dos seus parques eólicos com a vocação original das propriedades rurais das regiões onde se instala.

O Complexo Eólico Osório conta com a contribuição do prestigiado escritório Aurtenechea & Pérez Iriondo, de Bilbao (Espanha), que assina os edifícios construídos no interior do empreendimento. Contemporaneidade, leveza e integração à natureza são as linhas mestras que marcam o estilo dos prédios. Concreto, madeira, pedras basálticas e vidro são os elementos que dominam os projetos dos edifícios que foram desenvolvidos de acordo com o entorno verde da região que abriga o Complexo.

O artista plástico Jorge Peteiro, natural de La Coruna, traz o traço da Galícia para o Rio Grande do Sul, unindo as duas regiões em belas obras de arte que decoram os prédios. As obras simbolizam a união do Estado do Rio Grande do Sul com a Galícia, berço da empresa Enerfin. Os painéis foram pintados à mão e retratam, de um lado, a noite na região de La Coruna, com seus rochedos à beira mar e a natureza característica da região; e, do outro, Osório, com suas montanhas e lagoas, numa visão diurna de sua natureza. Entre as duas paisagens, um pequeno lago simboliza o Oceano Atlântico, que divide as duas regiões.