Osório, uma cidade com grande potencial eólico

O Município de Osório está localizado no litoral médio do Rio Grande do Sul e serve como ponto de passagem da população gaúcha e de países vizinhos para costa sul do Brasil. Caracteriza-se por ser uma região com extraordinária riqueza natural, apresentando remanescentes da Mata Atlântica e mais de vinte lagoas de água doce, sendo possível apreciar a riqueza da fauna e da flora caraterísticas desta região.

No caso particular de Osório, observa-se nas estações de primavera e verão a presença endêmica do vento nordeste, mais conhecido também como nordestão, afirmando o grande potencial eólico da região e a elevando entre as melhores do país. Já no inverno, devido às passagens das frentes frias, a geração eólica também se beneficia do vento que sopra do quadrante sudoeste popularmente conhecido como Minuano.

Além do recurso eólico que se manifesta de forma constante ao longo da maior parte do ano, a cidade de Osório conta com ótimas condições de logística, facilitando o acesso e o transporte dos grandes componentes necessários à construção dos aerogeradores. Possui também um importante ponto de conexão ao sistema elétrico brasileiro interligado, permitindo o escoamento de grande quantidade de energia através da Subestação Osório 2, a qual é operada pela CEEE e integra a rede básica de energia do país, com supervisão feita pelo Centro de Controle de Operador Nacional do Sistema – ONS, situado em Florianópolis.