Complexo Eólico de Osório

Atuando no Brasil desde 1999, o grupo espanhol Elecnor realiza investimentos importantes no segmento de energia limpa. Em 2005, através da filial brasileira da Enerfín, braço eólico do grupo Elecnor que atua sob a marca Elecnor Renováveis, constituiu-se a empresa Ventos do Sul Energia, sociedade de propósito específico para a implantação da primeira etapa de um grande projeto eólico.

Pelo seu bom potencial eólico associado às boas condições de infraestrutura e conexão à rede elétrica, foi escolhido o município de Osório para implantação deste projeto que, imediatamente, passou a ser identificado como Parques Eólicos de Osório. Desde então, pode-se observar a identificação da população local com este tema, representada atualmente pelo slogan popularmente adotado pelos moradores do município: “Osório, Terra dos Bons Ventos”.

Cumprindo com os compromissos contratuais firmados com a Eletrobrás no âmbito do Programa de Incentivos às Fontes Alternativas – PROINFA, em janeiro de 2007, a Ventos do Sul Energia iniciou a operação comercial do primeiro parque eólico de Osório, sendo este reconhecido como o maior complexo eólico do hemisfério sul em atividade devido aos seus 150 MW de potência instalada. Além disso, a potência unitária de 2 MW das turbinas eólicas e sua avançada tecnologia fez deste empreendimento o primeiro do gênero na América Latina.

Nos anos de 2009, 2010 e 2011, através de leilões de energia promovidos pelo Governo Federal, foi possível realizar a ampliação do empreendimento. Atualmente, a potência instalada alcança 375,4 MW em operação, a qual compreende os parques eólicos no Município de Osório e no município vizinho Palmares do Sul, ambos controlados pelo Centro Integrado de Operações e Controle de Osório, que atua de maneira contínua.